VALE A PENA INVESTIR EM MÍDIAS SOCIAIS (OU REDES SOCIAIS)?

 
A presença da sua empresa nos canais online como Facebook, Instagram, Youtube, Vimeo, Twitter, WhatsApp, Snapchat, Tumblr, Blog e muitos outros, pode ser tão importante quanto a presença física para o cliente. Usar internet como meio para divulgar o empreendimento e dialogar com o público é, principalmente, uma opção barata, fácil de utilizar e aproxima mais rapidamente sua empresa dos clientes.
A forma como sua marca se posiciona nas mídias sociais, site ou blog influencia na imagem que ela passa para o consumidor final positivamente ou negativamente. Por isso, é necessário ter consciência de que não basta apenas estar nas mídias, mas saber o quão efetiva é a presença de seu empreendimento na Internet e qual a mídia certa a adotar.
Saber como usar as mídias a seu favor e aprender a linguagem delas, o uso de fotos e imagens criativas e o conteúdo correto a abordar pode influenciar seus negócios e ajudá-lo a crescer e alcançar sucesso diante do seu público-alvo.
Pensando nisso, preparamos cinco dicas básicas importantes para ajudar as pequenas e médias empresas a começarem suas ações nas mídias sociais:

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1. ESCOLHA A MÍDIA CORRETA PARA SUA MARCA
Existem muitas redes sociais e uma ou algumas delas são adequadas ao seu empreendimento. Realize uma pequena pesquisa e observe entre seus clientes quais canais de mídias sociais eles estão presentes. Escolha os canais que merecem seu esforço. Outra forma é analisar seus concorrentes, com que frequência eles postam, em que canais estão presentes e os conteúdos postados nas redes deles.
2. CRIE CONTEÚDOS ADEQUADOS À FILOSOFIA DA EMPRESA E AO SEU PÚBLICO
Esta é a parte mais importante! Criar conteúdo pode ser demorado devido às imagens e textos corretos. O conteúdo deve estar de acordo com a imagem que a empresa deseja passar para seus clientes, além de seduzir um novo público seguidor.
Os dispositivos pessoais hoje em dia oferecem uma grande variedade de recursos que podem ajudar. Fotos e vídeos podem ser feitos com smartphones e processados através de aplicativos diversos já disponíveis nos serviços de busca de aplicativos, como Google Play e App Store.
3. FALE COM SEU PÚBLICO E OFEREÇA UM CANAL DE DIÁLOGO ABERTO, OBTENDO FEEDBACK IMEDIATO
Proprietários de pequenas e médias empresas estão acostumadas a lidar com os clientes face a face e o fazem muito bem. O público pode mencionar sua marca através das redes sociais e existem dois tipos de menções: as positivas daqueles que adoram seu produto/marca e querem agradecer e elogiar, ou as negativas daquelas que estão decepcionadas e querem fazer reclamações ou críticas. No entanto, você precisa responder a ambos os tipos de menções.
4. ATENTE PARA O ENGAJAMENTO DO SEU PÚBLICO
Teste diferentes formatos de comunicação. Experimente vídeos, transmissões ao vivo, fotos dos seus produtos, do ambiente com seus clientes ou funcionários. Experimente dicas, frases, piadas, memes e informativos que não sejam fakes – notícias falsas. Tente tudo o que possa engajar seu público.
5. USE HASHTAG
Crie uma hashtag exclusiva para o produto ou filosofia da empresa. Não se esqueça de usar hashtags comuns nas redes, como por exemplo: #vendas, #ofertaespecial, #promoção, etc. As pessoas localizam a hashtag nos canais sociais, encontram sua loja, vêm seu produto, compartilham suas postagens em suas mídias sociais tudo isso através da hashtag que você divulgou!
Abaixo, um quadro com informações das principais redes sociais:
 

Editorial, 22.MAIO.2018 | Postado em Geral
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